Mindset

Autor do Livro:
Carol S. Dweck
O poder do hábito.png
Gênero(s):
Autoajuda

Em Mindset, a autora Carol S. Dweck – uma das maiores especialistas do mundo em personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento – explica que o sucesso em diferentes áreas da vida não se deve somente a um talento ou habilidade especial. Mas sim, e principalmente, ele é resultado da maneira como encaramos a vida, que é o que se chama de mindset – a atitude ou configuração mental.

É a partir do mindset que enfrentamos as mais variadas situações do cotidiano, e também é por meio dele que tomamos decisões. Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

No mindset fixo, a pessoa acredita que as habilidades e a inteligência são imutáveis. Ou ela é inteligente ou não é, ou tem determinada habilidade ou não tem. É muito comum, no mindset fixo, predominar a vaidade, a hostilidade e a exaltação de talentos ditos natos; os erros são fatais e não se acredita no aprendizado.

Já no mindset de crescimento, os obstáculos e as limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. Aqui o esforço não só é essencial, como existe a crença e a valorização do trabalho duro e do mérito, em vez de apenas premiar o resultado.

É interessante ressaltar que uma pessoa não apresenta apenas um tipo de mindset em todos os aspectos de sua vida – os mindsets variam conforme a situação, e em cada área da vida é comum ter a predominância de um tipo, nem sempre o mesmo. Mas a autora não classifica um tipo de mindset como sendo o correto ou o errado, mas nos faz enxergar que o mindset de crescimento é aquele que possibilita mais êxito e que contribui de forma crucial para o desenvolvimento de um indivíduo.